



|
A consciencialização da população é fundamental para garantir a conservação dos recursos hídricos.
É necessário usar a água sem desperdícios e evitar poluí-la, para que a água tratada e saudável nunca falte nas nossas torneiras.
Todos nós dependemos da água.
Agora a água também dependerá de nós, das nossas atitudes e comportamentos.
"Poupe água!"
Todos nós dependemos da água.
Agora a água também dependerá de nós, das nossas atitudes e comportamentos.
-----------------------------------------
No quarto de banho
40% de toda a água utilizada numa casa desaparece no quarto de banho, na sanita. Por forma a poupar água na descarga do seu autoclismo, e no caso de não possuir um autoclismo "inteligente",
...coloque garrafas de plástico cheias de pedras ou água nos depósitos de autoclismos de forma a diminuir o volume gasto em cada descarga. Assim poupará em água o equivalente ao volume da garrafa.
A sanita deve ser utilizada apenas para satisfazer as suas necessidades fisiológicas. Lançar qualquer outro tipo de material na sanita vai complicar o tratamento do esgoto e obriga a constantes descargas de água.
...não utilize a sanita como "cesto de lixo".
Uma fuga numa torneira de apenas um gota por segundo gasta cerca de 11000 litros de água por ano! E as gotas que pingam dessa torneira durante uma semana enchem uma banheira. Por isso...
...substitua a borracha vedante das torneiras sempre que estas insistam em "pingar".
Cuidado com lavagens de água corrente. Ao lavar os dentes com a torneira sempre aberta em vez de a fechar, está a gastar cerca de 3 vezes mais água! Por isso...
...habitue-se a fechar a torneira.
Uma banheira média leva cerca de 136 litros de água. Um duche médio de 5 minutos gasta cerca de 68 litros. Actualmente existem já no mercado chuveiros de gasto "inteligente" com um sistema de dispersão de água satisfatório e gasto de água reduzido. Por isso...
...evite tomar duches longos ou banhos de imersão. Instale um chuveiro inteligente. Desligue a água enquanto se ensaboa. Se tomar banho de imersão, reutilize a água para outras lavagens.
Máquinas de lavar
As máquinas de lavar roupa comuns gastam em média cerca de 200 litros de água por lavagem. E gastam o mesmo quer estejam cheias ou quase vazias. Por isso..
...utilize a máquina de lavar a roupa com o tambor sempre cheio. Se lava a roupa à mão, não deixe a torneira a correr. Encha o tanque ou bacia para lavar, e enxágue passando por várias bacias e reutilizando a água sempre que possível.
...aplique o mesmo princípio à máquina de lavar louça. Utilize-a apenas quando cheia e se lava a louça à mão, faça-o como explicado para a lavagem de roupa à mão.
Lavagem do automóvel
Lavar o carro durante 30 minutos com meia torneira aberta consome 216 a 560 litros de água por lavagem. Usar um balde de 10 litros para molhar o carro e 3 baldes para enxaguar, consome apenas 40 litros por lavagem, o que representa uma economia significativa. A lavagem de carros nas estações de serviço é sempre uma alternativa, pois a água consumida para o efeito está prevista e controlada para uma eficiência máxima.
...lave o seu carro a balde. Se utilizar uma mangueira, desligue a água sempre que não estiver a ser usada. Alternativamente lave-o na estação de serviço.
No jardim
A relva é uma planta que necessita de enormes quantidades de água. Por isso...
...se tem um jardim relvado, regue de manhã cedo ou ao fim da tarde, por forma a reduzir a evaporação.
A água está em nossas casas, à distância de uma torneira, 24 horas por dia.
É tão fácil de obter que a usamos sem grandes cuidados de poupança.
No entanto a água não é um recurso inesgotável. De toda a água que existe no mundo, apenas cerca de 1% é água doce disponível para consumo humano. Os restantes 99% encontram-se distribuídos pelos oceanos, calotes polares e atmosfera, o que torna impossível a sua utilização.
Após captada, a água viaja ainda muitos quilômetros ao longo de tubos de transporte e tratamento, antes de chegar a sua casa com a qualidade que conhece e aprecia. Este é o resultado da actividade do SMAS da Maia e do seu rigoroso controle de qualidade.
A água potável é um recurso valioso que se torna a cada dia mais escasso, devido ao crescimento populacional, à industrialização e à urbanização. As necessidades aumentam e a quantidade disponível diminui.
Hoje é fundamental poupar água.
Economize!
Adopte novos hábitos na forma como utiliza a sua água.
Repare as fugas!
Uma fuga numa torneira de apenas uma gota por segundo gasta cerca de 11000 litros de água por ano!
Instale aparelhos de baixo consumo!
Existem no mercado variados aparelhos de baixo consumo, normalmente designados por "inteligentes", como é o caso dos autoclismos inteligentes, cujo consumo pode ser controlado.
Reutilize a água!
Água não utilizada ou levemente utilizada pode ainda servir. Para entender este conceito basta lembrar de quando falta a água lá em casa... somos obrigados a poupar!
|