Curiosidades

 

Famílias de Mafra sensibilizadas para poupar água
03.11.2009

Seis famílias de Mafra, englobadas no programa Ecofamílias da associação ambientalista Quercus, vão poder poupar na factura da água a partir de dia 6 de Novembro através da aplicação de redutores de caudal nas torneiras para controlar os consumos.

“Como já conhecemos os seus comportamentos e os seus hábitos vamos oferecer redutores de caudal para as torneiras mais utilizadas para vermos nos próximos seis meses se haverá poupança no consumo de água”, contou à Agência Lusa Ana Rita Nunes, coordenadora do programa. Além disso, a Quercus vai entregar também um conjunto de recomendações com o objectivo de levar as famílias a alterar os seus hábitos.

Dados da Quercus resultantes da fase de monitorização dos consumos revelam que o consumo médio diário de água em Mafra é de 434 litros por habitação, um valor que é superior ao consumo nacional médio diário, estimado em 310 litros por casa.

Através da instalação de redutores de caudal nas torneiras, a Quercus pretende “acompanhar os consumos reais de água ao nível doméstico” para poder “avaliar os potenciais de poupança de água das famílias”.

O programa visa “avaliar comportamentos, hábitos de consumo e identificar oportunidades de melhoria da eficiência na utilização da água”, sendo por isso efectuado um acompanhamento directo das famílias como forma de sensibilizar os consumidores para a poupança nos consumos de água para fins domésticos.

Por sua vez, começa esta semana na região Oeste a monitorização dos consumos de água junto de sete famílias que de forma voluntária aderiram ao programa